Qual é a diferença entre geração distribuída e mercado livre de energia?

Reduzir os custos com energia é uma pauta comum entre empresas. Mas antes de escolher uma alternativa, é importante entender as diferenças entre os principais modelos disponíveis.

Na geração distribuída, a empresa instala sua própria estrutura de geração, como uma usina solar, e utiliza créditos para abater o consumo na fatura. Essa solução depende de investimento inicial, espaço físico disponível e retorno de longo prazo.

No mercado livre, a empresa não gera energia. Ela compra diretamente de geradores e comercializadores, podendo optar por fontes renováveis, com liberdade para negociar preço, volume contratado e prazo. Essa contratação ocorre sem a necessidade de instalar qualquer equipamento ou alterar a estrutura física da operação.

Ambos os modelos têm vantagens. O ideal é avaliar qual faz mais sentido para o seu perfil de consumo, capacidade de investimento e objetivos financeiros.

A Yellow realiza uma análise de viabilidade gratuita para empresas com demanda contratada a partir de 500 kW, ajudando na tomada de decisão com base em dados concretos.

Solicite uma análise