Mercados de energia solar fotovoltaica no Nordeste estão em ascensão

TituloNoticia

Por Thailane Melo (O Petróleo)

A demanda do Brasil por eletricidade aumentou quase 200% em 30 anos, segundo o Ministério de Minas e Energia. Especialmente, a geração distribuída está impulsionando o mercado brasileiro, uma vez que a venda de energia excedente foi isenta de impostos em 23 estados do Brasil. Em particular, o Nordeste tem excelentes condições para fortes implantações solares.

As últimas tendências em políticas, desenvolvimento de mercado e tecnologia têm estado em destaque no Intersolar Summit Brasil Nordeste, que reuniu mais de 1.000 profissionais para compartilhar conhecimentos, experiências e apresentar seus produtos, tecnologias e serviços em energia solar fotovoltaica em Fortaleza, Ceará, Brasil.

Melhores condições naturais, preços baixos para propriedades e políticas prospectivas são notáveis ​​no Nordeste do Brasil em comparação com outras regiões. De acordo com os objetivos do Plano Fortaleza 2040, a cidade planeja ocupar 10% de seus telhados com painéis solares, além de se tornar autossuficiente em energia até 2040.

O papel da energia solar fotovoltaica no Nordeste e na operação da matriz elétrica no Brasil está crescendo continuamente, com forte potencial no mercado de energia livre, especialmente sob preços de eletricidade por hora e desafios na O & M dos projetos. Iniciativas promissoras estão em andamento: no Projeto Rio São Francisco (PISF), o uso de energia solar fotovoltaica pela Marinha, aplicações rurais, projetos com universidades, bem como PV solar integrado em produtos do nosso dia a dia, como telhas, guarda-chuvas e mochilas.

O Intersolar Summit Brasil Nordeste, realizado de 10 a 11 de abril de 2019 em Fortaleza, Ceará, Brasil, teve foco em todos os desenvolvimentos atuais. O evento incluiu uma conferência de dois dias com conteúdo de alto nível especialmente fornecido pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a entidade nacional que representa o setor de energia solar fotovoltaica no Brasil.

Mais de 300 participantes reuniram-se para aprender com uma ampla gama de oradores, incluindo autoridades do governo federal, a agência reguladora nacional (ANEEL), bem como os governos do estado anfitrião do Ceará e do município anfitrião de Fortaleza. Instituições financeiras públicas e privadas também se juntaram à conferência em um debate dinâmico para compartilhar suas experiências com a tecnologia, bem como novas idéias para facilitar o acesso a linhas de crédito para projetos de energia solar fotovoltaica de pequeno, médio e grande porte.

A Intersolar estará de volta ao Brasil em agosto de 2019, quando a Intersolar South America – a maior feira e conferência da América Latina para a indústria solar – abrirá suas portas de 27 a 29 de agosto de 2019 no Expo Center Norte de São Paulo. A Intersolar South America faz parte da The E mais inteligente América do Sul – o centro de inovação da LATAM para o novo mundo da energia.

Fonte: O Petróleo

+ notícias

Yellow Energia Solar e Globo Brasil formalizam parceria

Leia mais

Mais empresas investem em energia solar fotovoltaica

Leia mais

Regras atuais da energia solar distribuída no Brasil podem gerar 672 mil empregos até 2035

Leia mais