Mercados de energia solar fotovoltaica no Nordeste estão em ascensão

TituloNoticia

Por Thailane Melo (O Petróleo)

A demanda do Brasil por eletricidade aumentou quase 200% em 30 anos, segundo o Ministério de Minas e Energia. Especialmente, a geração distribuída está impulsionando o mercado brasileiro, uma vez que a venda de energia excedente foi isenta de impostos em 23 estados do Brasil. Em particular, o Nordeste tem excelentes condições para fortes implantações solares.

As últimas tendências em políticas, desenvolvimento de mercado e tecnologia têm estado em destaque no Intersolar Summit Brasil Nordeste, que reuniu mais de 1.000 profissionais para compartilhar conhecimentos, experiências e apresentar seus produtos, tecnologias e serviços em energia solar fotovoltaica em Fortaleza, Ceará, Brasil.

Melhores condições naturais, preços baixos para propriedades e políticas prospectivas são notáveis ​​no Nordeste do Brasil em comparação com outras regiões. De acordo com os objetivos do Plano Fortaleza 2040, a cidade planeja ocupar 10% de seus telhados com painéis solares, além de se tornar autossuficiente em energia até 2040.

O papel da energia solar fotovoltaica no Nordeste e na operação da matriz elétrica no Brasil está crescendo continuamente, com forte potencial no mercado de energia livre, especialmente sob preços de eletricidade por hora e desafios na O & M dos projetos. Iniciativas promissoras estão em andamento: no Projeto Rio São Francisco (PISF), o uso de energia solar fotovoltaica pela Marinha, aplicações rurais, projetos com universidades, bem como PV solar integrado em produtos do nosso dia a dia, como telhas, guarda-chuvas e mochilas.

O Intersolar Summit Brasil Nordeste, realizado de 10 a 11 de abril de 2019 em Fortaleza, Ceará, Brasil, teve foco em todos os desenvolvimentos atuais. O evento incluiu uma conferência de dois dias com conteúdo de alto nível especialmente fornecido pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a entidade nacional que representa o setor de energia solar fotovoltaica no Brasil.

Mais de 300 participantes reuniram-se para aprender com uma ampla gama de oradores, incluindo autoridades do governo federal, a agência reguladora nacional (ANEEL), bem como os governos do estado anfitrião do Ceará e do município anfitrião de Fortaleza. Instituições financeiras públicas e privadas também se juntaram à conferência em um debate dinâmico para compartilhar suas experiências com a tecnologia, bem como novas idéias para facilitar o acesso a linhas de crédito para projetos de energia solar fotovoltaica de pequeno, médio e grande porte.

A Intersolar estará de volta ao Brasil em agosto de 2019, quando a Intersolar South America – a maior feira e conferência da América Latina para a indústria solar – abrirá suas portas de 27 a 29 de agosto de 2019 no Expo Center Norte de São Paulo. A Intersolar South America faz parte da The E mais inteligente América do Sul – o centro de inovação da LATAM para o novo mundo da energia.

Fonte: O Petróleo

+ notícias

A energia solar funciona em dias de chuva?

Leia mais

Princípios ESG

Leia mais

Serviços de limpeza de módulos fotovoltaicos!

Leia mais