Mais empresas investem em energia solar fotovoltaica

TituloNoticia

Relatório recente divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) demonstrou o avanço expressivo do uso de painéis fotovoltaicos no Brasil, passando de apenas 23, em 2013, para 30.900 até 2018. Destes, um terço representa empresas de diferentes portes.

Esse crescimento da energia renovável no país acompanha uma tendência mundial. De acordo com um relatório divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas), a energia solar destacou-se diante das demais fontes de energia elétrica no mundo, e hoje é considerada a principal responsável pelo desenvolvimento sustentável.

Somente em 2018, foram investidos US$ 139,7 bilhões em energia solar.

Essa mudança vem acontecendo porque empresas e pessoas vêm percebendo as vantagens de captar energia solar, seja como forma de proteger-se dos constantes aumentos da energia elétrica, como também para garantir a sustentabilidade do negócio e do planeta.

“As tendências globais indicam que investir em energia renovável é investir em um futuro lucrativo”, comemora Alcione Belache CEO da Renovigi. “A perspectiva para 2019 é de um crescimento de 44%, segundo os dados divulgados pela Absolar, na instalação de painéis solares no país, pois a geração distribuída permite que casas, indústrias e estabelecimentos comerciais consigam produzir a energia utilizada. E reduza drasticamente os custos mensais no longo prazo”, acrescenta ele.

A redução de custos, um dos principais benefícios da instalação de sistema solar em uma empresa, pode ser significativa e pode chegar até 95% da fatura.

O gestor realiza um investimento inicial para a instalação do sistema, mas alcança o payback (retorno do investimento) normalmente em 4 a 6  anos, porém tem mais de 25 anos para usufruir da economia. Dependendo da quantidade gerada e utilizada, o empreendedor consegue perceber o resultado já nos primeiros meses após a colocação dos painéis.

Outro fator que tem favorecido o uso dos painéis fotovoltaicos é a alta incidência de raios solares em todas as regiões do Brasil. Essa característica propicia a geração de energia quase que diariamente, ou seja, a companhia tem capacidade de produzir tudo que será utilizado ao longo do mês. Em alguns casos, ainda pode sobrar crédito para ser usado nos períodos subsequentes.

Fonte: Diário do Nordeste

+ notícias

A energia solar funciona em dias de chuva?

Leia mais

Princípios ESG

Leia mais

Serviços de limpeza de módulos fotovoltaicos!

Leia mais