10 coisas que você deve saber sobre painéis solares

TituloNoticia

A energia verde está ganhando popularidade a um ritmo acelerado, e a energia solar é uma das melhores opções ecológicas para os proprietários. Um painel solar é um grupo de células solares eletricamente conectadas, fechadas em um quadro, que converte a luz solar em eletricidade. Mudar para a energia solar tem muitas vantagens, permitindo economizar dinheiro enquanto ajuda o meio ambiente e pode ter algumas limitações relacionadas à posição da sua casa e às condições climáticas. Vamos detalhar dez fatos básicos sobre painéis solares:

1. O CONCEITO DE APROVEITAR A ENERGIA DO SOL NÃO É NOVO
O primeiro a prever que isso pode se tornar realidade foi Leonardo da Vinci, no século XV. A primeira célula solar foi desenvolvida no século 19, mas sua eficiência solar foi de apenas 1%.

2. A ENERGIA SOLAR É TOTALMENTE GRATUITA E RENOVÁVEL
Uma vez que os custos iniciais do painel solar sejam cobertos, você não precisará gastar um centavo com a eletricidade que eles produzem. Além disso, você reduzirá sua pegada de carbono usando energia solar, uma vez que é totalmente verde e renovável.

Os usuários de energia solar economizam, anualmente, até 75 milhões de barris de petróleo e 35 milhões de toneladas de dióxido de carbono. Além disso, uma quantidade enorme de energia pode ser aproveitada do Sol: em apenas uma hora, a Terra recebe mais energia do que consumiria em um ano inteiro (aproximadamente 120 terawatts).

3. DO QUE ELES SÃO FEITOS?
Os painéis solares contêm células solares, também conhecidas como células fotovoltaicas, feitas de semicondutores (como o silício) que convertem a luz solar em eletricidade. Quando a luz atinge as células, os elétrons são separados de seus átomos e fluem através da célula, gerando eletricidade.

Atualmente, as células solares contidas em instalações domésticas podem converter cerca de 20% da luz solar que recebem em eletricidade, enquanto alguns sistemas comerciais podem atingir 40% da chamada eficiência solar. No entanto, a tecnologia está avançando rapidamente e a eficiência solar deverá crescer, enquanto os preços caem.

4. EXISTEM DOIS TIPOS DE PAINÉIS SOLARES
Os painéis fotovoltaicos (energia solar fotovoltaica) convertem a luz solar em eletricidade, enquanto os painéis térmicos solares aquecem a água absorvendo o calor do sol e podem ser usados ​​para aquecer casas ou piscinas.

5. O CUSTO INICIAL
O custo da instalação de painéis solares não deve ser superestimado, porque, embora os preços sejam um tanto elevados, o período de retorno é bastante curto devido à economia nas contas de luz e às ajudas governamentais. Casas equipadas com painéis solares vendem mais rapidamente e a um preço mais alto do que as que não têm.

Os avanços tecnológicos e os aumentos no número de instalações provavelmente reduzirão os preços, devido a economias de escala e menor custo de materiais. De fato, os preços vêm caindo continuamente desde a introdução dos painéis solares: em 1977, um quilowatt de energia solar custaria US $ 76,67. Hoje, esse quilowatt custa US $ 0,30.

6. MANUTENÇÃO
Uma vez instalado, quase nenhuma manutenção do painel solar é necessária. Você só precisa garantir que eles estejam limpos e não sombreados por nada. Um telhado inclinado exigirá menos limpeza, pois a chuva ajuda a remover a sujeira. Além disso, os painéis solares têm uma vida útil muito longa. Eles possuem uma garantia padrão de 25 anos, mas podem durar de 30 a 40 anos.

7. OS PAINÉIS SOLARES NÃO PRECISAM DE LUZ SOLAR DIRETA PARA FUNCIONAR
Embora a eficiência máxima seja alcançada quando o sol está brilhando, a eletricidade ainda é produzida em dias nublados e durante o inverno. Por outro lado, nenhuma eletricidade pode ser produzida à noite, mas um sistema de armazenamento pode resolver esse problema. O custo do sistema de armazenamento de bateria solar pode ser pago com a venda de energia excedente para a rede nacional e com o benefício de torná-lo 100% independente de energia. Você ainda deve considerar que os painéis solares produzem eletricidade gratuita durante o dia, que é quando é mais caro e, portanto, mais valioso.

8. A TECNOLOGIA É VERSÁTIL
Os painéis solares podem ser usados ​​em qualquer tipo de construção, estrada, ponte e até naves espaciais e satélites. A energia solar está entrando em todos os aspectos da vida: painéis leves e portáteis já estão presentes em persianas solares para janelas e pequenos dispositivos, como carregadores de telefone.

Além disso, os carros e barcos da próxima geração estão atualizando para a energia solar. Áreas grandes e vazias estão sendo cada vez mais usadas para hospedar fazendas solares. O maior está localizado no deserto de Mojave, na Califórnia, e gera 90% da energia solar produzida comercialmente no mundo.

9. PERMISSÕES
Você não precisará solicitar uma permissão de planejamento para instalar painéis solares no mercado interno, desde que sua instalação não ultrapasse os 200 mm. Portanto, você precisará de permissão se o seu sistema for muito grande ou por outros motivos, como posicionamento em locais protegidos.

Fonte: O Petróleo

+ notícias

A energia solar funciona em dias de chuva?

Leia mais

Princípios ESG

Leia mais

Serviços de limpeza de módulos fotovoltaicos!

Leia mais